Sou tutor(a) de pet

Sou tutor(a) de pet

O Adota Pet é um projeto digital que facilita a adoção de animais, conectando pessoas interessadas em adotar cães e gatos com animais disponíveis para adoção. Para adotar um animal, basta acessar o site adotapet.recife.pe.gov.br, escolher o animal desejado e solicitar a adoção. A pessoa pode optar conhecer o animal por chamada de vídeo, facilitando a interação, ou presencialmente. Após a chamada de vídeo ou visita, onde também será realizada uma entrevista para concluir se o cidadão está apto a adotar o animal em questão, formaliza-se o processo por meio de assinatura de um Termo de Responsabilidade e o animal finalmente poderá ir para um lar. Atualmente estão disponíveis cães e gatos da Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses e, em breve, também estarão disponíveis animais de ONGs que podem se credenciar para participar do projeto através do mesmo site.

A ultrassonografia e a radiografia são exames de imagem que auxiliam os veterinários a chegarem ao diagnóstico de doenças dos animais. A ultrassonografia é um exame que proporciona imagens de órgãos como baço, fígado, rins e até mesmo filhotes no útero de uma fêmea grávida. É um procedimento seguro e indolor. Já os exames de Raio-X são como uma fotografia especial do interior do corpo. As radiografias permitem a detecção de fraturas, anomalias ósseas, doenças pulmonares, obstruções intestinais dentre outros problemas de saúde. Esses exames devem, exclusivamente, ser solicitados por médicos veterinário

Realização de atendimentos de retorno das consultas clínicas, no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo, em cães e gatos de tutores que residam em Recife e comprovem residência nessa cidade.

A aplicação da vacina antirrábica para cães e gatos está disponível no município do Recife nos seguintes locais: 1) Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (pertencente à Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais). Dias e horários: terças-feiras das 07h às 18h e sábados das 07h às 13h. Não há necessidade de agendamento. 2) Centro de Vigilância Ambiental - CVA (pertencente à Secretaria de Saúde). Dias e horários : quartas, quintas, e sextas-feiras das 8h às 17h. Obrigatoriamente via agendamento (link abaixo). Link para agendamento da vacina antirrábica: http://www.recife.pe.gov.br/pr/agendamentoInternet/sasi/codigos/telaEntrada/?empresa=4c4150652f4b61507039544439684b4d444b367531673d3d&assunto=6c5736344e722b43433750676c4849716b33432b2f413d3d

Maus-tratos referem-se a qualquer forma de crueldade, abuso, negligência ou sofrimento infligido a animais. Isso pode incluir agressões físicas, abandono, privação de alimentos, confinamento em espaços insalubres, privação de cuidados veterinários, dentre outros. É importante saber que praticar maus-tratos não causa apenas dor física e emocional aos animais, mas também têm implicações éticas e legais. Há leis federais que proíbem maus-tratos e determinam punição para os responsáveis. Portanto, conscientização, denúncias e educação são fundamentais para combater essa forma de crueldade e proteger os animais.

A castração de cães e gatos é um procedimento cirúrgico feito por médicos veterinários que impede que esses animais tenham filhotes. Em machos, o procedimento remove os testículos. Isso faz com que o animal não seja capaz de fertilizar fêmeas e também reduz alguns comportamentos indesejados. Em fêmeas, o procedimento remove os ovários e o útero. Isso impede que a fêmea tenha filhotes e também pode ajudar a prevenir problemas de saúde, como câncer de mama. A castração é uma ação importante para controlar a população de cães e gatos e auxiliar o bem-estar dos pet.

As consultas clínicas oftalmológicas em cães e gatos devem ser realizadas quando houver queixa oftálmica. Nessa consulta o médico veterinário realiza o exame físico no animal e faz perguntas ao tutor para verificar se há alguma alteração. Este serviço é oferecido apenas para cães e gatos que apresentem queixas oftalmológicas. A consulta pode ser agendada pelo Conecta Recife para o Hospital Veterinário Universitário da UFRPE. A liberação para agendamento ocorrerá no último dia útil da semana, às 08h, para as consultas serem realizadas na semana seguinte.

As consultas clínicas em cães e gatos devem ser realizadas pelo menos 1 vez por ano para acompanhamento da saúde dos bichinhos. Nessa consulta o médico veterinário realiza um exame físico no animal e faz perguntas ao tutor para verificar se há alguma alteração perceptível que necessite de alguma conduta. Além disso, também é importante marcar uma consulta se o tutor perceber algo estranho no seu pet, como: moleza, diminuição do apetite, coceira, perda de peso, etc. A consulta pode ser agendada pela internet para o Hospital Veterinário Universitário da UFRPE ou agendada via telefone para o Hospital Veterinário do Recife. Este serviço é oferecido apenas para cães e gatos!

As consultas clínicas em cães e gatos devem ser realizadas pelo menos 1 vez por ano para acompanhamento da saúde dos bichinhos. Nessa consulta o médico veterinário realiza um exame físico no animal e faz perguntas ao tutor para verificar se há alguma alteração perceptível que necessite de alguma conduta. Além disso, também é importante marcar uma consulta se o tutor perceber algo estranho no seu pet, como: moleza, diminuição do apetite, coceira, perda de peso, etc. A consulta pode ser agendada pela internet para o Hospital Veterinário Universitário da UFRPE ou agendada via telefone para o Hospital Veterinário do Recife. Este serviço é oferecido apenas para cães e gatos! A liberação para agendamento ocorrerá no último dia útil da semana, as 08h, considerando o agendamento para semana subsequente.

Serviço de recolhimento de animais que ofereçam risco direto à saúde pública.

Serviço de remoção de animais mortos em áreas públicas. Por exemplo, poderá ser solicitado para coletar os cadáveres de cães, gatos, bois e porcos.

Parcão é um espaço planejado para as famílias curtirem seus pets. Dá para soltar o cachorro da guia e deixá-lo brincar à vontade, correr, pular e ter toda a diversão que ele merece. Instalado em praças e parques, tem uma área cercada com portões duplos de acesso, que permite a circulação sem que os cães já soltos no local possam fugir. O equipamento do Parcão contém conjuntos de obstáculos, assentos, quebra de sol, palco, bancos e mesas, equipamentos de agility, bebedouros para cães, lixeiras de coletas seletivas, lixeiras para coleta dos dejetos dos cães, bobinas de sacos plásticos para recolhimento dos dejetos, entre outros atrativos para os pets.
Ícone Whatsapp da Prefeitura do Recife
[chatbot]