Sou mulher

Sou mulher

Agendamento de consultas especializadas para mulheres em cardiologia, cirurgia ginecológica, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, ginecologia (planejamento sexual e reprodutivo), ginecologia (patologia cervical), ginecologia LBT, ginecologia climatério, mastologia, pré-natal de alto risco, psiquiatria, neurologia, sexologia, reumatologia, neonatologia, infectologia, nutrição, psicologia, serviço social, cauterização com ácido tricloroacético.

Agendamento de exames e apoio diagnóstico como colposcopia, citologia oncótica, eletrocardiograma, histopatológico, conização, punção aspirativa com agulha fina (PAAF), densitometria óssea, mamografia, raio x, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia de emergência, ultrassonografia doppler venoso, ultrassonografia geral, ultrassonografia geral doppler, ultrassonografia morfológica.

Inserção do Dispositivo Intrauterino O DIU (Dispositivo Intra-Uterino) é um método contraceptivo. Pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura, desde que os critérios de elegibilidade sejam atendidos e haja manifestação do desejo por parte da mulher.

A equipe da Secretaria da Mulher realizará nas escolas oficinas sobre igualdade de gênero e sobre a Lei Maria da Penha de maneira lúdica para as crianças, com brincadeiras, músicas e jogos educativos.

Serviço de atendimento às urgências ginecológicas (dor pélvica, sangramento vaginal moderado a intenso, abcessos vaginal e mamário, abortamento, expulsão de DIU)

Solicitação de atendimento para urgências e emergências obstétricas, assistência durante o trabalho de parto e parto de alto risco.

Solicitação de atendimento para urgências e emergências obstétricas, abortamento, assistência durante o trabalho de parto e parto de risco habitual.

O serviço oferece orientação às mulheres que estão passando pela situação de violência. Tal serviço busca efetivar o que consta na Lei Maria da Penha, a qual protege as mulheres contra toda e qualquer violência doméstica e familiar. Vale lembrar que configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

O Liga Mulher é um serviço realizado por teleatendimento que traz informações sobre os serviços de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e sexista. Também é possível realizar denúncias de violência contra a mulher. Através do Liga Mulher é possível obter informações sobre tipos de violência, a exemplo da Lei Maria da Penha, dos tipos de monitoramento disponíveis às vítimas, das formas de acolhimento, da delegacia da mulher mais próxima da sua casa, entre outros. O compromisso do município vai além de proteger e acolher mulheres em situação de vulnerabilidade . A Secretaria da Mulher promove cursos de formação sociopolítica e econômica para torná-las aptas a lutar pelos seus direitos e conquistar espaço no mundo do trabalho.

Serviço de acolhimento à mulher vítima de violência, seja por intimidação, física, verbal, psicológica ou sexual.

Realizar cadastro de artesã em rede de capacitação e apoio. Através desse instituto, as participantes da rede têm acesso a capacitações, informações sobre cursos e têm apoio da Secretaria da Mulher para participarem de feiras e outros eventos ligados ao artesanato. Além disso, também é possível participar de seleções para integrar a Fenearte e o quiosque da Arte Delas, no Plaza Shopping.

Solicitação de exame de ultrassonografia obstétrica, obstétrica com doppler, endovaginal e geral de urgência.

Realizar inscrição em curso de igualdade de gênero da Escola de Governo. Esse curso está inserido no âmbito da Secretaria da Mulher e possiu 4 módulos para serem estudados: - Módulo I: O que é desigualdade de gênero? - Módulo II: O que são políticas públicas de gênero e quais seus principais instrumentos - Módulo III: Partindo para a prática - exemplos dessas políticas nas nossas vidas - Módulo IV: Até onde chegamos e para onde queremos ir

Atendimento psicossocial e jurídico para mulheres vítimas de violência doméstica e sexista.

Solicitar agendamento para oficinas sobre prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Dessa forma, mediante agendamento e disponibilidade, a Secretaria da Mulher levará sua equipe técnica para discurtir sobre o tema na localidade agendada.