De Recife para Nova York

25 FEV - 14:00h a 30 ABR - 18:00h
Bom Jesus
A Sinagoga Kahal Zur Israel, no Bairro do Recife, abre suas portas para a exposição inédita "De Recife para Nova York: essa história começou aqui", neste domingo (25), a partir das 14h. Idealizada pela Federação Israelita de Pernambuco (FIPE), as obras ficarão disponíveis para o público até o dia 30 de abril, juntamente com o acervo do museu. A exposição apresenta o pioneirismo de um grupo de imigrantes na fundação do que seria a futura cidade de Nova York, com cerca de 37 imagens e objetos que destacam a chegada dos judeus na colônia holandesa no Brasil.
  •  A Sinagoga funciona de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos domingos, das 14h às 18h, com o ingresso custando R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada) para estudantes, idosos, professores, pessoas com deficiência e acompanhante, policiais e doadores de sangue e medula óssea.
  • A montagem tem curadoria assinada pela historiadora paulista Daniela Levy, e foi concebida especialmente para ocupar o espaço da Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas. O trabalho é baseado no seu livro "De Recife para Manhattan: os judeus na formação de Nova York", lançado em 2018 pela Editora Planeta.
  • A obra é resultado de mais de 10 anos de pesquisas da historiadora em arquivos do Brasil, dos EUA e de Israel, e narra uma epopeia passada em 1654, onde um grupo com 23 judeus, entre homens, mulheres e crianças, deixaram a cidade do Recife em busca de uma nova terra.
Bom Jesus
RUA DO BOM JESUS, S/N . RECIFE