Cianotipia

15 MAR - 10:30h a 15 MAR - 14:30h
Caixa Cultural Recife
Atividade apresenta a história e formas acessíveis de imprimir imagens artesanais. Você já ouviu falar em Cianotipia? A técnica foi descoberta em 1842 pela botânica e fotógrafa inglesa Anna Atkins e pelo cientista e astrônomo inglês Sir. John Herschel. A partir dessa técnica de impressão são geradas imagens e tons de ciano, sendo um método que foi bastante utilizado durante os séculos XIX e XX, principalmente para reproduzir desenhos e diagramas. Por ser bastante acessível, esse processo foi utilizado com frequência por por engenheiros para fazer cópias de projetos, chamados de “blueprints".

Esse resgate histórico será apresentado através de uma abordagem que contempla conteúdos teóricos e práticos. Para isso, também serão apresentados os materiais necessários para produzir Cianotipia em papel e tecido. Sob esses materiais serão aplicados produtos químicos que, após reagir à exposição solar, devem revelar as imagens que serão compartilhadas pela turma. Além de estimular a criatividade e a sensorialidade dos participantes, a oficina contribuirá para ampliar o repertório sobre produção de imagem dos jovens.

 

A atividade, além de exercitar a criatividade dos participantes e os conectar com a artesania da produção da imagem, também produz um diálogo com o presente. Afinal, a fotografia é uma das técnicas mais populares da contemporaneidade, principalmente com a popularização dos smartphones, que, hoje, fazem parte do cotidiano de muitos jovens, que aprenderam a registrar cada momento de suas vidas com facilidade. Esse conhecimento pode ser expandido a partir do domínio da ciência fotográfica utilizando diferentes técnicas de impressão, como é o caso da Cianotipia.

 

Sobre a ministrante:


Carol Mota é artista visual, arte educadora e pesquisadora. Formada em Licenciatura em artes visuais pela Universidade Federal de Pernambuco, onde participou de projetos de Pesquisa (PIBIC) e Extensão, integra o grupo de pesquisa Symbolismum vinculado ao Curso de Artes Visuais da UFPE. É artista publicada e premiada, já participou de várias exposições. Como educadora, atuou em espaços como Sesc Casa Amarela, Museu Cais do Sertão, Projeto Tramações e Grupo Risco.


Caixa Cultural Recife
AV ALFREDO LISBOA, 505 . RECIFE
Ícone Whatsapp da Prefeitura do Recife