Respiro

17 MAI - 10:00h a 18 JUN - 17:00h
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães - MAMAM
No Aquário Oiticica, a exposição "Respiro" integra a programação da 21ª edição da Semana Nacional de Museus e estará aberta para visitação do dia 17 de maio até 18 de junho. Para esta edição, intitulada “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, incitado pelo IBRAM, vislumbrar as potencialidades dos museus para com as comunidades onde estão inseridos é o ponto de partida para o desenrolar dessa exposição. Em meio ao caos das emergências climáticas, o silenciamento dos povos tradicionais e a manutenção do racismo ambiental, procuramos considerar o aspecto amplo da sustentabilidade para explorar formas alternativas de vivenciar o planeta, territórios, a cidade e o próprio museu. De modo a recuperar o contato-afeto com a natureza e convidando a pensar arte/cultura/patrimônio enquanto ferramentas essenciais para o desenvolvimento socioambiental. Esta exposição é realizada a partir de um projeto formativo do Museu, com obras do acervo do museu, e envolve a participação de toda a equipe de estagiários

Respiro: Ato ou efeito de respirar. Processo fundamental para a manutenção da vida. Em meio à degradação ambiental, alterações extremas de temperatura da Terra, dinâmicas vorazes de urbanização nas cidades e ao consequente declínio da saúde humana – física e mental –, de quais maneiras a arte e a cultura impedem que sejamos engolidos para o interior desse panorama contemporâneo? Partindo da premissa de que instituições museológicas representam um dos meios pelos quais o ser humano e a realidade se associam – direta e indiretamente –, “Respiro” explora possibilidades múltiplas de materialização desse conceito. Amparando-se no tema da 21ª edição da Semana Nacional de Museus, intitulada “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, que busca o aprofundamento no debate acerca da incumbência dos museus na promoção da sustentabilidade e do bem-estar global, é decisivo que pensemos como esses lugares de memória devem coadjuvar na convalescença do conforto que seres vivos podem sentir em sua própria existência. Vislumbrar as potencialidades dos museus para com as comunidades onde estão inseridos é o ponto de partida para o desenrolar dessa exposição. Em meio ao caos das emergências climáticas, silenciamento dos povos tradicionais e a manutenção do racismo ambiental, procuramos considerar o aspecto amplo da sustentabilidade para explorar formas alternativas de vivenciar o planeta, territórios, a cidade e o próprio museu. De modo a recuperar o contato-afeto com a natureza e convidando a pensar arte/cultura/patrimônio enquanto ferramentas essenciais para o desenvolvimento socioambiental.

Quarta-feira (17) - Estreia da exposição "Respiro", com obras do acervo do museu, que ficará em cartaz até 18 de junho, no Aquário Oiticica.

• O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. Visitação de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Acesso gratuito.
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães - MAMAM
RUA DA AURORA, 265 . BOA VISTA