Algo não está correto com o script
1
2
3
4
Mangue Beat foi um dos mais importantes movimentos musicais brasileiros do século 20. Surgido na Região Metropolitana do Recife na década de 1990, conectou as sonoridades regionais, como o maracatu, aos sons de outras culturas, como o hip hop, em uma ponte entre tradição e tecnologia. Com foco na valorização do movimento e celebrando seu legado de mais de três décadas, Fred Zeroquatro e Renato L, que estiveram entre os fundadores dessa efervescência cultural, criaram um projeto guiado pela música e pela memória.
No “Mangue em Movimento”, o músico Fred Zeroquatro e o jornalista e DJ Renato L conduzem uma aula-espetáculo sobre a história do Mangue Beat, em formato de discotecagem. Com dois toca-discos e um mixer no palco, os artistas compartilham com a plateia suas músicas favoritas, enquanto trazem informações básicas sobre a história do movimento. Eles fazem ainda uma análise crítica de conceitos que ajudam a compreender o principal intuito do Mangue Beat, relacionando-o ainda com questões sociais e políticas.
Nos dois encontros (cada um, para uma turma), serão apresentadas ainda as semelhanças e divergências do Mangue Beat com o Manifesto Regionalista, a Tropicália e o Armorial, as relações do movimento com a música brasileira do novo milênio, com o audiovisual e o design pernambucanos, materialidade do som de Chico Science, além das lições de movimentos como o Punk e o Hip Hop para o Mangue Beat.
Datas: 19/03 (turma 1) e 20/03 (turma 2).
Inscrições a partir do dia 13 de março de 2025
Classificação livre