Solicitar atendimento em Saúde Mental no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS - Transtorno)

Categoria(s):
Saúde
Grupo(s):
Reabilitação
Órgão:
Secretaria de Saúde
Público-alvo:
População em geral , Pessoa em situação de dependência química
O primeiro atendimento realizado pelo Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) é um momento essencial para novos usuários que necessitam de apoio em saúde mental . Este serviço é voltado para atender demandas relacionadas a transtornos mentais graves e persistentes, incluindo situações de crise, oferecendo suporte a pessoas que buscam ajuda para enfrentar suas demandas emocionais e sociais. Crise é um momento de intenso sofrimento psíquico individual, que está vinculado a experiências de vida e que promove impactos no contexto social, na saúde emocional e na manutenção de vida funcional e laboral. O estado de crise em saúde mental é desafiador pois seus impactos são individuais e subjetivos. Sintomas de uma crise em saúde mental: • Sinais e sintomas Emocionais: Sensação intensa e persistente de tristeza e ansiedade (com ou sem causas específicas claras), diminuição de prazer em atividades consideradas outrora prazerosas, pensamentos associados automutilação e suicídio e fobias gerais e/ou específicas. • Sinais e sintomas Físicos: alterações no sono, tensão muscular, ou alteração de apetite, que variam conforme a intensidade do impacto; • Sinais e sintomas Cognitivos: pensamentos confusos, dificuldade de tomar decisões, ou preocupação excessiva, influenciados pelo contexto e pela história de vida; • Sinais e sintomas Comportamentais: isolamento, impulsividade, ou busca por apoio, dependendo do ambiente e das relações sociais da pessoa. Nos CAPS inicialmente é ofertado acolhimento e escuta integral, com o objetivo é ouvir atentamente o usuário(a) e/ou seus familiares, compreendendo suas necessidades, preocupações e o contexto em que vivem e permitindo o desenvolvimento de vínculo terapêutico inicial. Posteriomente, será desenvolvido projeto terapêutico individualizado (PTS) no próprio serviço e/ou realização de encaminhamentos de acordo com as demandas apresentadas.

Se você ou seu familiar tiver os critérios(requisitos) definidos para acesso ao Caps (transtorno mental):


1. Deverá se dirigir ao Caps mais próximo da sua residência, respeitando o critério clínico e de idade

2. Você ou familiar deverá relatar as queixas que o trouxeram para o Caps.

3. Um profissional realizará a escuta inicial sobre sua demanda ou queixas (escuta qualificada) e a partir disso realizará o agendamento da sua consulta e/ou encaminhamento conforme necessário para a sua situação.

Requisitos/documentos:

  • Residir no Município do Recife
  • Atender ao Critério Clínico: Transtorno Mental Adulto
  • CPF
  • Cartão SUS
  • Comprovante de Residência

Conforme Lei 10.048, de 2000, o atendimento prioritário deve ser realizado às pessoas com deficiência física, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo em repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras, logradouros e sanitários públicos e veículos de transporte coletivo. 

Os serviços da Secretaria de Saúde do Recife podem entrar em contato com o cidadão através de whatsapp e/ou telefone.

Buscar contato junto aos serviços relacionados no site: https://www2.recife.pe.gov.br/servico/servicos-de-saude-mental-caps


Distrito Sanitário I: CAPS II Boa Vista. Endereço: R. General José Semeão, 146 - Boa Vista. Contato: (81) 99461-9211 (ligação e whatsapp) / Horário de Atendimento: 7h-19h (seg a sex)

Distrito Sanitário II: CAPS III José Carlos Souto. Endereço: R Djalma Farias, 135 - Torreão.Contato: 3355-4300 (recepção ) (81) 9 9299-6710. Horário de Atendimento: 24h/todos os dias

Distrito Sanitário III :

CAPS III Espaço Azul. Endereço: Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 5035 - Casa Amarela.Contato:(81) 9 9488-4444. Horário de Atendimento: 24h/todos os dias

CAPS Esperança. Endereço: R. José Carvalheira, 415 - Tamarineira. Contato: (81) 9 9132-9310. Horário de Atendimento: 7h às 19h (seg a sex)

Distrito Sanitário IV: CAPS Espaço Vida. Endereço: Estr. do Forte do Arraial Novo do Bom Jesus, 620. Cordeiro. Contato: (81) 9 9246-2536. Horário de Atendimento: 7h às 19h (seg a sex)

Distrito Sanitário V: CAPS Galdino Loreto. Rua frei Atanázio, 364 - Jardim São Paulo. Contato: 3355-4297/4296. Horário de Funcionamento: 24h(todos os dias)

Distrito VI:

CAPS Livrimente- R. Valdemar Nery Carneiro Monteiro, 531- Setúbal. Contato.: 3355-4284/4285.Horário de Atendimento: 24h (todos os dias)

CAPS David Capistrano - Rua Virgínia Heráclio, s/n IPSEP. Contato.:991612513/ 33554276.Horário de Atendimento: 24h (todos os dias)

Ouvidoria Municipal de Saúde:

Tele-atendimento: 0800 281 1520 - De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Atendimento Presencial ou Correspondência: Rua do Veiga, 268 | Santo Amaro, Recife - PE, 50040-110 Santo Amaro, Recife/PE, CEP: 50100-170 - De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Caixas de Sugestões: Distribuídos em unidade de saúde, que tem por objetivo captar sugestões para melhoria dos serviços.

Web:http://www2.recife.pe.gov.br/servico/ouvidoria-municipal-da-saude


Ou para outras manifestações relacionadas aos serviços disponibilizados pela Prefeitura da Cidade do Recife, o canal adequado é a Ouvidoria Geral do Município, nos meios abaixo:

Link: http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao

Teleatendimento: 0800 281 0040 (Segunda a sexta das 07h às 17h)

E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br

Atendimento Presencial: Sede da Prefeitura do Recife (segunda a sexta 08h às 17h)

Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife / PE - CEP: 50030-903

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