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Clique no botão azul "Acessar Serviço"
Compareça ao local de atendimento do Conecta Móvel, leia o QR Code disponível com seu smartphone ou peça ao atendente para gerar uma senha.
Verifique a agenda do Conecta Móvel através do link:
Ao abrir o formulário, preencha seu nome, CPF, telefone Whatsapp, confirma o número e escolhe o tipo de serviço;
Escolha o tipo de atendimento: Geral ou Preferencial
Clique em "Gera Ficha"
REQUISITOS/DOCUMENTOS:
A) VIA Agendamento - 1ª Via:
Voltado para o cidadão que nunca requereu a Carteira de Identidade (RG) no Estado de Pernambuco;
Serão atendidos apenas os cidadãos que tenham agendado o serviço;
É necessário apresentar, no dia do atendimento, o comprovante de agendamento impresso ou por meio digital.
Levar Certidão de Nascimento (para os solteiro);
Levar Certidão de Casamento (para os casados)
Observação 01: em ambos os casos o documento apresentado não pode ter rasuras ou emendas e deve conter todas as informações necessárias e legais (nome, filiação, local e data de nascimento do identificado, a comarca, cartório, livro, folha e número do registro de nascimento), de forma legível, que não gere dúvidas.
Observação 02: Os solicitantes casados, viúvos, separados judicialmente ou divorciados apresentarão obrigatoriamente a Certidão de Casamento, com a respectiva averbação para os separados, divorciados e viúvos;
Brasileiro Naturalizado: Apresentar Certificado de naturalização ou cópia legível do Diário Oficial da União – DOU constando o número da Portaria e a data de publicação;
Português beneficiado pelo Tratado da Amizade, Cooperação e Consulta entre Brasil e Portugal - Decreto n.º 3.927/01: Apresentar Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres ou cópia legível do Diário Oficial da União – DOU constando o número da Portaria e a data de publicação;
Para menores de 16 anos: devem ser acompanhandos por um de seus responsáveis (pai, mãe, tutor, guardião ou acompanhante nomeado pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude, portando documento original;
IMPORTANTE: Todos os documentos apresentados devem ser originais ou cópias autenticadas.
FOTOGRAFIA 3X4: Para as unidades que possuem o Kit Biométrico, ou de agendamento on line, não será necessário levar foto. Para os demais postos o cidadão deverá apresentar apenas uma fotografia recente, sem data, com fundo branco, sem retoques.
INSERÇÃO OPCIONAL DE OUTROS DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES NA CARTEIRA DE IDENTIDADE:
Tipo Sanguíneo e Fator Rh: (Serão aceitos: resultado de exame laboratorial, contendo, além dos dados do requerente, a assinatura, a especialidade e o registro, no órgão de classe específico, do profissional responsável pelo exame laboratorial);
Número de Identificação Social (NIS), Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), inscrição no Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
Cartão Nacional de Saúde (CNS);
Título de Eleitor;
Identidade profissional expedida por Órgão de Classe (até 3 registros). Exemplos: CRECI, CREA, OAB, CRM
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
Certificado Militar – não será permitida a inclusão do número de identidade militar dos integrantes das Forças Armadas, Policiais Militares e/ou Bombeiros Militares;
Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda (CPF) - Serão aceitos: Cartão de CPF, Comprovante de Situação Cadastral emitido pelo sítio eletrônico da Receita Federal do Brasil, Correios ou pelos Bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal ou ainda, Documento de identificação que contehnha o CPF.
Nome Social: É facultado ao requerente o direito de incluir, excluir alterar seu nome social relacionado à Identidade de Gênero na Carteira de Identidade, mediante requerimento por escrito, devidamente firmado pelo requerente. OBS: verificar nos postos de atendimento os requisitos para inserção do nome social;
Condição Específica de Saúde: É facultado ao requerente o direito de incluir sua condição específica de saúde na Carteira de Identidade.
B) Via Atendimento Presencial - 1ª Via:
Para atendimento nos postos conveniados ao IITB não é necessário agendar um atendimento;
Os documentação exigidos são os mesmos do agendamento digital descritos acima.
ORIENTAÇÕES FINAIS:
Caso o cidadão opte pela primeira via da carteira de identidade no agendamento e no momento do atendimento for constatado ser uma segunda via, o atendimento não será realizado.
C) Via Agendamento - 2ª Via:
Emitir a DAE: Clique Aqui
Além do DAE e o comprovante de pagamento, o usuário deve levar obrigatóriamente, no dia do atendimento, a Certidão de Nascimento, se solteiro, ou Certidão de Casamento, conforme descrito abaixo;
Brasileiro Nato: Certidão de Nascimento, se solteiro, ou Certidão de Casamento, em ambos os casos o documento apresentado não pode ter rasuras ou emendas e deve conter todas as informações necessárias e legais (nome, filiação, local e data de nascimento do identificado, a comarca, cartório, livro, folha e número do registro de nascimento), de forma legível, que não gere dúvidas. Os requerentes casados, viúvos, separados judicialmente ou divorciados apresentarão obrigatoriamente a Certidão de Casamento, com a respectiva averbação para os separados, divorciados e viúvos;
Brasileiro Naturalizado: Certificado de naturalização ou cópia legível do Diário Oficial da União – DOU constando o número da Portaria e a data de publicação;
Português beneficiado pelo Tratado da Amizade, Cooperação e Consulta entre Brasil e Portugal - Decreto n.º 3.927/01: Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres ou cópia legível do Diário Oficial da União – DOU constando o número da Portaria e a data de publicação;
Menores de 16 anos: devem ser acompanhandos por um de seus responsáveis (pai, mãe, tutor, guardião ou acompanhante nomeado pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude, portando documento original;
OBS: Apresentar documentos originais ou cópias autenticadas;
FOTOGRAFIA 3X4: Para as unidades que possuem agendamento on line, não será necessário levar foto. Para os demais postos o cidadão deverá apresentar apenas uma fotografia recente, sem data, com fundo branco, sem retoques. A posição deve ser de frente, dos ombros para cima, com o rosto centralizado e em destaque;
Os mesmos relacionados acima no Agendamento digital.
D) Atendimento Presencial - 2ª Via:
Consulte (AQUI) o endereço, telefone e horário de funcionamento dos postos que realizam atendimento presencial.(OBS: Ao abrir a página, role até o final)
Emita a guia do DAE Para solicitação de 2ª via da carteira de identidade e realize o pagamento.
Certidão de Nascimento, se solteiro, ou Certidão de Casamento, conforme descrito abaixo;
Compareça a um posto conveniado ao IITB mais próximo de sua residência e solicite o atendimento.
Observação: O documento de arrecadação estadual (DAE) poderá ser pago na rede bancária (agência ou internet), e deve ser levado juntamente com o comprovante do pagamento, ambos devidamente impressos, no dia do atendimento.
Quanto custa?
1ª via e maiores de 65 anos de idade - Gratuita;
2ª VIA - R$ 28,57 (taxa única)
Quanto tempo leva?
O tempo estimado de entrega é de : 5 dias para os Expressos e 10 dias nos demais Postos.
O serviço poderá ficar em exigência caso seja constatado, em qualquer tempo, divergência dos dados na certidão apresentada ou for verificado o não pagamento do DAE.
Emitir DAE: Clique Aqui
Para manifestações relacionadas aos serviços disponibilizados pela Prefeitura da Cidade do Recife,
o canal adequado é a Ouvidoria Geral do Município, nos meios abaixo:
Link: http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao
Teleatendimento: 0800 281 0040 (Segunda a sexta das 08h às 17h)
E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br
Atendimento Presencial: Sede da Prefeitura do Recife (segunda a sexta 08h às 17h)
Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife / PE - CEP: 50030-903