Solicitar emissão do passe livre digital para pessoas de baixa renda e PCD GOV.BR

Categoria(s):
Cidadania , Cidadania
Grupo(s):
Emissão de documentos , Benefícios Sociais
Órgão:
Serviço do Governo Federal
Público-alvo:
Pessoa com deficiência - PCD
Todas as pessoas de baixa renda comprovada e com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia têm direito ao benefício nas viagens interestaduais de ônibus, barco ou trem. Para isso, a média da renda mensal deve ser de até um salário mínimo por pessoa da família. O Passe Livre Interestadual é a gratuidade no transporte coletivo interestadual de passageiros concedida à pessoa com deficiência comprovadamente carente, nos termos da Lei nº 8.899, de 29 de junho de 1994. Por meio desta solicitação, o público beneficiário poderá obter a credencial e garantir a gratuidade para o seu acompanhante. Também é possível a solicitação da 2ª via da credencial e a ativação e desativação de acompanhante no novo Sistema do Passe Livre. Nos casos em que há a necessidade de acompanhante para os deslocamentos do beneficiário, essa inclusão poderá ser feita a qualquer momento. Para isso, basta que o médico realize o registro da informação.

Via Digital:

  1. Acessar o site do Passe Livre Interestadual: o usuário deve acessar o Site do Passe Livre Digital: https://passelivre.antt.gov.br/ por meio de navegador web, utilizando computador ou celular. O usuário deve ter acesso à internet para concluir essa etapa.
  2. Realizar Login no GovBr: o usuário deve então utilizar o botão de login no GovBr. Para concluir essa etapa com sucesso, o usuário deve possuir acesso prévio ao GovBr.
  3. Selecionar a opção "Obter o Passe Livre": no ambiente do site e, após logado com o seu login GovBR, o usuário poderá então iniciar o processo para obtenção do Passe Livre Digital.
  4. Preencher Requerimento: será disponibilizado ao usuário um Requerimento para que o mesmo valide suas informações e as opções desejadas, quando for o caso. O usuário deverá preencher todas as informações solicitadas e receber a mensagem de envio concluído para concluir esta etapa com sucesso.
  5. Emitir Credencial do Passe Livre Digital: ao término da solicitação, a credencial digital será imediatamente emitida refletindo as informações validadas pelo beneficiário. Para acessar a credencial digital, o beneficiário poderá selecionar a opção “Meu Passe Livre” e, em seguida, clicar em “Emitir Credencial”. O documento digital estará disponível para download ou impressão. A consulta do benefício poderá ser realizada por meio do site: https://passelivre.antt.gov.br/consultar-credencial, com CPF e nome completo do beneficiário.

Via Correios:

O atendimento aos critérios para concessão do benefício poderá ser realizado de duas maneiras: 

1ª) Estar cadastrado no Benefício de Prestação Continuada (BPC), código 87; ou 

2ª) Estar cadastrado no Cadastro Único, JUNTAMENTE com o Cadastro Inclusão da Pessoa com Deficiência. 

On-line

Web https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/passageiros/passageiros-rodoviarios/passe-livre
Tempo Atendimento: Imediato
Tempo Resposta: Imediato

Para manifestações relacionadas aos serviços disponibilizados pela Prefeitura da Cidade do Recife,

o canal adequado é a Ouvidoria Geral do Município, nos meios abaixo:

Link: http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao

Teleatendimento: 0800 281 0040 (Segunda a sexta das 08h às 17h)

E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br

Atendimento Presencial: Sede da Prefeitura do Recife (segunda a sexta 08h às 17h)

Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife / PE - CEP: 50030-903

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