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O benefício é destinado a brasileiros (ou portugueses residentes no Brasil), que sejam idosos de baixa renda ou pessoas com deficiência que não tenham condições de trabalhar.
Requisitos:
Documentos:
On-line Pelo Whatsapp da Prefeitura:
On-line Pelo Site:
ACESSO AO SISTEMA MEU INSS: Para requerer o benefício, acesse o aplicativo “Meu INSS” no celular ou acesse o site https://meu.inss.gov.br/ no computador. Entre com seu CPF e senha do gov.br.
NOVO PEDIDO: Após acessar o sistema, clique na opção “Novo Pedido”. Escolha “Benefícios Assistenciais”, e então selecione entre “Benefício Assistencial ao Idoso” ou “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência”, conforme sua situação.
ATUALIZAÇÃO DOS DADOS: Confirme ou atualize os dados de contato, como número de celular, e-mail e endereço. Estes são fundamentais para o contato do INSS com você.
ENVIO DE DOCUMENTOS: Para agilizar o processo, envie os documentos digitalizados no formato PDF. Leia e aceite os termos marcando a opção “Declaro que autorizo o uso dos dados”.
CADASTRO NO CADÚNICO: O benefício depende do cadastro atualizado no CadÚnico. Se você ainda não está inscrito ou se o cadastro está desatualizado, será necessário regularizá-lo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
INFORMAÇÕES SOBRE A FAMÍLIA: Insira os dados sobre a família, parentesco e estado civil. Responda se há despesas com deficiência não cobertas pelo governo.
DOCUMENTAÇÃO DE GASTOS: Caso tenha gastos devido à deficiência, forneça as informações e a documentação comprovante. Se o serviço de proteção especial foi negado, selecione “Sim” e forneça os documentos necessários.
ESCOLHA DA AGÊNCIA: Escolha a agência da Previdência Social onde deseja que o benefício seja processado, baseando-se em sua localização.
FINALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO: Marque a opção concordando com as informações fornecidas e clique em “Avançar”. Você pode acompanhar o andamento do pedido diretamente pelo Meu INSS.
ASSISTA AO VÍDEO COM O PASSO A PASSO:
https://www.youtube.com/watch?v=PDy6Yv74HXc
PRESENCIAL:
COMPAZ IBURA - Paulo Freire | Endereço: Ladeira da Cohab, 10 - COHAB, Recife - PE, 51290-583 | HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08:00 às 16:00
COMPAZ Governador Eduardo Campos | Endereço: Av. Aníbal Benévolo, S/N - Linha do Tiro, Recife - PE, 52131-000 | HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 13:00 às 16:00
On-line
Para manifestações relacionadas aos serviços disponibilizados pela Prefeitura da Cidade do Recife,
o canal adequado é a Ouvidoria Geral do Município, nos meios abaixo:
Link: http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao
Teleatendimento: 0800 281 0040 (Segunda a sexta das 08h às 17h)
E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br
Atendimento Presencial: Sede da Prefeitura do Recife (segunda a sexta 08h às 17h)
Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife / PE - CEP: 50030-903