Solicitar Periciar do BPC/LOAS - INSS

Categoria(s):
Cidadania , Cidadania
Grupo(s):
Benefícios Sociais , Inclusão Social
Órgão:
Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia
Público-alvo:
Pessoa com deficiência - PCD , Idoso
O BPC é um programa do Governo Federal que oferece um salário mínimo por mês a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência que não tenham condições de trabalhar, desde que atendam ao requisitos do programa.

O benefício é destinado a brasileiros (ou portugueses residentes no Brasil), que sejam idosos de baixa renda ou pessoas com deficiência que não tenham condições de trabalhar.

Requisitos:

  • Ser idoso (65 anos ou mais) ou pessoa com deficiência;
  • Ter renda familiar menor ou igual a ¼ do salário mínimo, por pessoa;
  • Ter todos os membros da família cadastrados no Cadúnico e com o cadastro atualizado (há menos de 2 anos);
  • Pessoas com deficiência devem ter laudo comprovando que não podem trabalhar;
  • Não é possível acumular com outros benefícios da seguridade social (aposentadoria, pensão, seguro desemprego, etc.)

Documentos:

  • RG e CPF e comprovante de residência para o idoso;
  • Laudo médico para o deficiente

On-line Pelo Whatsapp da Prefeitura:

  • Clique neste link: (81)9.9117-1407
  • Dê ENTER na mensagem que já aparece: #bpc
  • Aguarde uns instantes e siga as instruções apresentadas

On-line Pelo Site:

ACESSO AO SISTEMA MEU INSS: Para requerer o benefício, acesse o aplicativo “Meu INSS” no celular ou acesse o site https://meu.inss.gov.br/ no computador. Entre com seu CPF e senha do gov.br.

NOVO PEDIDO: Após acessar o sistema, clique na opção “Novo Pedido”. Escolha “Benefícios Assistenciais”, e então selecione entre “Benefício Assistencial ao Idoso” ou “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência”, conforme sua situação.

ATUALIZAÇÃO DOS DADOS: Confirme ou atualize os dados de contato, como número de celular, e-mail e endereço. Estes são fundamentais para o contato do INSS com você.

ENVIO DE DOCUMENTOS: Para agilizar o processo, envie os documentos digitalizados no formato PDF. Leia e aceite os termos marcando a opção “Declaro que autorizo o uso dos dados”.

CADASTRO NO CADÚNICO: O benefício depende do cadastro atualizado no CadÚnico. Se você ainda não está inscrito ou se o cadastro está desatualizado, será necessário regularizá-lo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

INFORMAÇÕES SOBRE A FAMÍLIA: Insira os dados sobre a família, parentesco e estado civil. Responda se há despesas com deficiência não cobertas pelo governo.

DOCUMENTAÇÃO DE GASTOS: Caso tenha gastos devido à deficiência, forneça as informações e a documentação comprovante. Se o serviço de proteção especial foi negado, selecione “Sim” e forneça os documentos necessários.

ESCOLHA DA AGÊNCIA: Escolha a agência da Previdência Social onde deseja que o benefício seja processado, baseando-se em sua localização.

FINALIZAÇÃO E ACOMPANHAMENTO: Marque a opção concordando com as informações fornecidas e clique em “Avançar”. Você pode acompanhar o andamento do pedido diretamente pelo Meu INSS.

ASSISTA AO VÍDEO COM O PASSO A PASSO:

https://www.youtube.com/watch?v=PDy6Yv74HXc

PRESENCIAL:

COMPAZ IBURA - Paulo Freire | Endereço: Ladeira da Cohab, 10 - COHAB, Recife - PE, 51290-583 | HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08:00 às 16:00

COMPAZ Governador Eduardo Campos | Endereço: Av. Aníbal Benévolo, S/N - Linha do Tiro, Recife - PE, 52131-000 | HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 13:00 às 16:00

On-line

Web https://apoiobpc.recife.pe.gov.br/

Para manifestações relacionadas aos serviços disponibilizados pela Prefeitura da Cidade do Recife,

o canal adequado é a Ouvidoria Geral do Município, nos meios abaixo:

Link: http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao

Teleatendimento: 0800 281 0040 (Segunda a sexta das 08h às 17h)

E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br

Atendimento Presencial: Sede da Prefeitura do Recife (segunda a sexta 08h às 17h)

Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife / PE - CEP: 50030-903

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