Realizar comprovação anual de vida do aposentado ou pensionista
Categoria(s):
Administração Pública
Grupo(s):
Previdência do Servidor
Órgão:
Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores
Público-alvo:
Servidores públicos
Descrição
A comprovação anual de vida é um procedimento obrigatório que deve ser realizado no mês de aniversário do aposentado e/ou pensionista do Regime Próprio de Previdência Social do Município do Recife. Seu objetivo é aprimorar o controle do pagamento dos benefícios previdenciários, portanto o não comparecimento no tempo determinado implicará na suspensão do recebimento do benefício, até que a situação seja regularizada.
Passo a Passo
- No mês de aniversário, o aposentado ou pensionista deve comparecer a uma agência do Banco Bradesco;
- Se o aposentado ou pensionista possuir a digital cadastrada no banco, pode fazer a comprovação de vida nos terminais de autoatendimento do banco;
- Se o aposentado ou pensionista não possuir a digital cadastrada, precisa solicitar atendimento direto no banco.
Requisitos para Acessar o Serviço
Requisitos:
- Ser aposentado e/ou pensionista.
- Estar no mês do aniversário.
Documentação:
Segurado:
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS, por exemplo).
- CPF.
Representante legal:
Xerox e original dos documentos:
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS, por exemplo) do aposentado e/ou pensionista.
- CPF do aposentado e/ou pensionista.
- Comprovante de residência do aposentado e/ou pensionista emitido, no máximo, há 03 (três) meses.
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS, por exemplo) do representante legal.
- CPF do representante legal.
- Comprovante de residência do representante legal emitido, no máximo, há 03 (três) meses.
- Procuração pública com poderes para representar o aposentado e/ou pensionista previdenciário perante a Reciprev, com validade de até 06 (seis) meses, não sendo permitida a revalidação ou certidão da procuração pública ou Certidão ou Termo de Compromisso de curador ou Certidão ou Termo de Compromisso do tutor.
Locais:
- Segurado: Para os segurados que possuem identificação biométrica, a comprovação pode ser realizada nos terminais de autoatendimento do Banco Bradesco. Para os segurados que não possuem identificação biométrica, a comprovação pode ser realizada pelo atendimento direto nas agências do Banco Bradesco.
- Representante legal: Sede da Reciprev.
Legislação: Decreto Municipal n.º 32.091/2019
Forma de Prestação de Serviço
Presencial
Local: Sede da Reciprev - Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Endereço: AV MANOEL BORBA , 488 , BOA VISTA , Recife - PE Tempo Atendimento: Imediato Tempo Resposta: Imediato
Segunda
08:00 às 14:00
Terça
08:00 às 14:00
Quarta
08:00 às 14:00
Quinta
08:00 às 14:00
Sexta
08:00 às 14:00
Mecanismos de Consulta, por Parte dos Usuários, Acerca do Andamento do Serviço Solicitado e de Eventual Manifestação
- A resposta é imediata ao pedido, logo não há necessidade de consultar o andamento do serviço.
- Para consultar o andamento de manifestação: via canais de atendimento da Ouvidoria Geral do Município.
Locais e Formas para o Usuário Apresentar Eventual Manifestação sobre a Prestação do Serviço
Ouvidora Geral do Município:
- Teleatendimento: 0800 281 0040 (segunda a sexta, das 07h às 17h).
- E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br
- Site: https://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao
- Atendimento presencial: sede da Prefeitura do Recife, térreo (segunda a sexta, das 08h às 17h).
- Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife - PE, CEP: 50030-903