Registrar reclamação de consumo no PROCON
Categoria(s):
Ouvidoria e Denúncias
Grupo(s):
Reclamações
Órgão:
Fundo Municipal de Defesa do Consumidor
Público-alvo:
Cidadãos
Descrição
Através deste serviço, o consumidor, morador de Recife, poderá registrar reclamação de consumo de forma digital ou presencial através de agendamento. Dessa forma, o cidadão poderá reclamar sobre a compra de produto ou contratação de serviços com algum problema para que posteriormente o PROCON entrar em contato com o fornecedor do produto ou seriço para resolver a situação.
Passo a Passo
Via site:
- O consumidor vai entrar no site http://www.recife.pe.gov.br/pr/secjuridicos/procon/sjrr/codigos/reclamacao/formReclamacao.php ou https://ticket.consensotec.com.br/forms/27bfece8-3103-4b8c-b88c-01aca790efce
- O consumidor deve então preencher todas as documentações solicitadas e, abaixo, descrever sua reclamação.
Via agendamento presencial no PROCON:
- O consumidor deve entrar no site http://www.recife.pe.gov.br/pr/agendamentoInternet/sasi/codigos/telaEntrada/index.php?empresa=1301&empresa_nome=PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - PROCON&assunto=1&empresa_nome_assunto=ABERTURA DE RECLAMAÇÃO para realizar seu agendamento;
- Deve então preencher o formulário e, ao final, escolher qual local de sua preferência para o atendimento;
- O consumidor deve então dirigir-se ao local no dia e hora agendados para realizar sua reclamação de consumo.
Requisitos para Acessar o Serviço
Requisitos:
- Existência de relação de consumo (compra ou fornecimento de produto ou serviço).
Documentos:
- Documento de identidade.
- Comprovante de residência.
- Procuração, em caso de representação.
- Documentos de prova (nota fiscal, contrato, fatura, dentre outros).
Forma de Prestação de Serviço
On-line
Web http://www.recife.pe.gov.br/pr/secjuridicos/procon/sjrr/codigos/reclamacao/formReclamacao.php Tempo Resposta: 15 dias
Mecanismo de Comunicação com o Usuário
Telefone, e-mail, WhatsApp
Mecanismos de Consulta, por Parte dos Usuários, Acerca do Andamento do Serviço Solicitado e de Eventual Manifestação
- Através do e-mail procon@reife.pe.gov.br
- Caso a manifestação seja efetuada através do endereço eletrônico da Ouvidoria, o cidadão deve consultar o andamento da manifestação no mesmo.
Locais e Formas para o Usuário Apresentar Eventual Manifestação sobre a Prestação do Serviço
Para manifestações relacionadas aos serviços disponibilizados pela Prefeitura da Cidade do Recife, o canal adequado é a Ouvidoria Geral do Município, nos meios abaixo:
- Link: http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao
- Teleatendimento: 0800 281 0040 (Segunda a sexta das 08h às 17h)
- E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br
- Atendimento Presencial: Sede da Prefeitura do Recife (segunda a sexta 08h às 17h)
- Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife / PE - CEP: 50030-903