Solicitar averbação sem o registro em cartório de imóveis
Categoria(s):
Imóveis
Grupo(s):
Cadastro Imobiliário
Órgão:
Secretaria de Finanças
Público-alvo:
Donos(as) de Imóveis
Descrição
Alteração de nome do contribuinte no cadastro imobiliário IPTU e/ou Taxa de coleta, remoção e destinação de resíduos sólidos domiciliares com base em informação de propriedade contida em documento (contrato de compra e venda, escritura particular ou pública de compra e venda).
Passo a Passo
Para abrir este processo:
- Separe toda a documentação necessária antes de dar início ao procedimento;
- Preencha os campos do formulário; os que contêm (*) são obrigatórios. Após concluir essa etapa, você receberá uma mensagem por e-mail com o número do processo;
- Mantenha os seus dados atualizados e receba o comunicado de conclusão no seu endereço de e-mail.
Informações importantes:
- Sempre acompanhe a tramitação no portal de finanças - Recife em dia. Durante a análise do processo, poderemos necessitar de outro documento complementar, que deve ser enviado exclusivamente através do portal de finanças.
Requisitos para Acessar o Serviço
Documentos:
- Contrato social ou estatuto (atualizado).
- Documentos comprobatórios do pedido.
- Escritura ou certidão Registro Geral de Imóveis (max. 30 dias com matrícula).
- Requerimento padronizado SEFIN.
- RG e CPF do autorizante e do autorizado.
Requisitos:
- A prévia quitação do IPTU e da Taxa de Limpeza, vencidos ou vincendos, incidentes sobre o imóvel e suas origens é condição para a análise do processo. Antes de dar entrada neste processo, consulte a existência de débitos para o imóvel por meio do extrato de débitos.
Forma de Prestação de Serviço
On-line
Web https://recifeemdia.recife.pe.gov.br/averbacaosemrgi Tempo Atendimento: Imediato Tempo Resposta: 30 dias
Mecanismo de Comunicação com o Usuário
- A comunicação com os usuários será realizada via e-mail ou através do site: https://recifeemdia.recife.pe.gov.br/
Mecanismos de Consulta, por Parte dos Usuários, Acerca do Andamento do Serviço Solicitado e de Eventual Manifestação
- Acompanhamento, eventual apresentação de defesa e cumprimento de exigências por meio do portal de finanças - Recife em dia: https://recifeemdia.recife.pe.gov.br/acompanhamentoProcesso/
Locais e Formas para o Usuário Apresentar Eventual Manifestação sobre a Prestação do Serviço
Via digital:
- O usuário pode se manifestar por meio digital através do Fale Conosco: https://recifeemdia.recife.pe.gov.br/faleconoscoSefin/
Ou para outras manifestações relacionadas aos serviços disponibilizados pela Prefeitura da Cidade do Recife, o canal adequado é a Ouvidoria Geral do Município, nos meios abaixo:
- Link: http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao
- Teleatendimento: 0800 281 0040 (Segunda a sexta das 07h às 17h)
- E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br
- Atendimento Presencial: Sede da Prefeitura do Recife (segunda a sexta 08h às 17h)
- Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife / PE - CEP: 50030-903