Agendar consulta para o serviço de assistência especializada a pessoas que vivem com HIV ou Aids (SAE)
Categoria(s):
Saúde
Grupo(s):
Consultas
Órgão:
Secretaria de Saúde
Público-alvo:
Cidadãos
Descrição
Agendamento de consulta especializada para pessoas que vivem com HIV ou com Aids. Serviço de Atenção Especializada - SAE.
Passo a Passo
Via encaminhamento pela unidade básica de saúde (UBS):
- Dirigir-se à unidade de saúde da família ou a unidade básica de referência de seu endereço;
- Ser atendido (acolhimento/consulta) por um profissional de nível superior da equipe e realizar testagem rápida para HIV, sífilis e Hepatite B e C;
- Se reagente para HIV, o profissional que realizou o acolhimento/consulta irá encaminhar o paciente para o Serviço de Atenção Especializada (SAE);
- A equipe de saúde da família irá entrar em contato com a equipe do SAE para articulação do dia e do horário da ida do paciente ao SAE;
- O paciente deverá ir ao SAE para consulta e início do tratamento junto à equipe multiprofissional.
Via entrada na própria unidade:
- Dirigir-se ao SAE para realização de testagem e acolhimento;
- Se reagente para HIV, o paciente irá realizar os exames de acompanhamento e iniciar seu tratamento junto à equipe multiprofissional;
- Se não reagente, o paciente receberá informações e direcionamentos para gerenciamento de risco e prevenção combinada do HIV, aids e infecções sexualmente transmissíveis.
Requisitos para Acessar o Serviço
Requisitos/Documentos:
- Acolhimento no Serviço de Atenção Especializada - SAE.
- RG.
- Cartão SUS.
- Comprovante de residência.
Forma de Prestação de Serviço
Presencial
Local: Policlínica Lessa de Andrade Endereço: EST DOS REMEDIOS , 2416 , MADALENA , Recife - PE Local: Policlínica Gouveia de Barros Endereço: LGO DA SANTA CRUZ , S/N , BOA VISTA , Recife - PE
Prioridades de Atendimento
- A ordem de agendamento e de atendimento do paciente é definida a partir de critério cronológico e/ou da avaliação da situação clínica do paciente, visando atender a população recifense de acordo com os princípios da universalidade e da equidade no acesso aos serviços do SUS.
Mecanismo de Comunicação com o Usuário
- A secretaria de saúde pode entrar em contato com o cidadão através de mensagem de texto e/ou de ligação telefônica.
Mecanismos de Consulta, por Parte dos Usuários, Acerca do Andamento do Serviço Solicitado e de Eventual Manifestação
- Na unidade de saúde de referência da pessoa e/ou na unidade solicitante.
Locais e Formas para o Usuário Apresentar Eventual Manifestação sobre a Prestação do Serviço
Ouvidoria Municipal de Saúde:
- Teleatendimento: 0800 281 1520 - De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
- Atendimento presencial ou correspondência: Rua do Veiga, 268 | Santo Amaro, Recife - PE, 50040-110 Santo Amaro, Recife/PE, CEP: 50100-170 - De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h.
- Caixas de sugestões: distribuídas em unidades de saúde, que têm por objetivo captar sugestões para melhoria dos serviços.
- Web: http://www2.recife.pe.gov.br/servico/ouvidoria-municipal-da-saude
Ou para outras manifestações relacionadas aos serviços disponibilizados pela Prefeitura da Cidade do Recife, o canal adequado é a Ouvidoria Geral do Município, nos meios abaixo:
- Link: http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao
- Teleatendimento: 0800 281 0040 (Segunda a sexta das 07h às 17h)
- E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br
- Atendimento Presencial: Sede da Prefeitura do Recife (segunda a sexta 08h às 17h)
- Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife / PE - CEP: 50030-903