Solicitar atendimento no Serviço Integrado de Saúde Mental (SIM)

Categoria(s):
Saúde
Grupo(s):
Reabilitação
Órgão:
Secretaria de Saúde
Público-alvo:
Profissional de saúde
O Serviço Integrado em Saúde Mental (SIM) oferece atendimento durante o dia, com horário regular de funcionamento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. O acesso ao serviço é regulado pelo SISREG (Sistema de Regulação), sendo necessário o encaminhamento prévio realizado pelas Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Para atendimento no SIM, a equipe que promover marcações para o serviço deve perceber necessidade de atenção especializada ambulatorial de média complexidade e que não seja percebida resolutividade na atenção básica ou nos serviços de atenção á crise em saúde mental (Centros de Atenção Psicossocial e Rede Urgência e Emergência). Entre as principais atividades ofertadas pelo Serviço estão: • Acolhimento Individual e em Grupo: O primeiro contato com o usuário, de forma individual, é essencial para compreender suas necessidades e estabelecer um vínculo terapêutico. • Atendimentos em Grupo: Realizados por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diferentes áreas (como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais), esses atendimentos são fundamentais para tratar e acompanhar o estado de saúde mental do usuário. • Oficinas Terapêuticas: Atividades que buscam promover o bem-estar e a reabilitação, com foco no desenvolvimento pessoal, social e emocional dos participantes. • Busca Ativa e Visitas Domiciliares (após admissão ao serviço) : A equipe realiza ações de busca ativa para pessoas que necessitam de acompanhamento, incluindo visitas domiciliares para proporcionar cuidado no ambiente familiar e social. • Apoio Matricial ao território: Apoio especializado para fortalecer os cuidados prestados, com suporte de profissionais da saúde mental nas unidades de saúde e em outros serviços. • Articulação do Cuidado em Rede Intra e Intersetorial: atua de maneira vinculada a outros serviços de de saúde, assistência social, educação e

1) Serão Identificadas pelas equipes da atenção básica e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) as necessidades de atenção ambulatorial especializada.

2) Posteriormente, será realizada marcação em Sistema Nacional de Regulação (SISREG) do Município pelo próprio serviço de atendimento territorial.

3) O(a) Usuária deve ser informada por meios eletrônicos a data e hora de sua consulta, devendo comparecer presencialmente ao serviço na data e hora agendada pelo sistema de regulação.


  • Residir nos bairros vinculados ao Distrito I (Recife, Santo Amaro, Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Antônio, São José, Coelhos, Soledade, e Ilha Joana Bezerra) e Distrito Sanitário II (Alto Santa Terezinha, Água Fria, Arruda, Beberibe, Bomba do Hemetério, Campo Grande, Cajueiro, Campina do Barreto, Dois Unidos, Encruzilhada, Fundão, Hipódromo, Linha do Tiro, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Peixinhos, Rosarinho e Torreão).
  • Necessitar de oferta de cuidados especializados em atenção ambulatorial.
  • Usuários(as) maiores de 18 anos.


Documentos:

  • CPF
  • Cartão SUS
  • Comprovante de Residência

Conforme Lei 10.048, de 2000, o atendimento prioritário deve ser realizado às pessoas com deficiência física, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo em repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras, logradouros e sanitários públicos e veículos de transporte coletivo. 

Os serviços da Secretaria de Saúde do Recife podem entrar em contato com o cidadão atraves de whatsapp e/ou telefone.

O sistema de regulação Nacional (SISREG) da Secretaria de Saúde do Recife realizará informe eletrônico das consultas agendadas. Os serviços territoriais de atenção a saúde tambem possuirão informações a respeito das marcações via sistema eletrônico.

Para manifestações relacionadas aos serviços disponibilizados pela Prefeitura da Cidade do Recife,

o canal adequado é a Ouvidoria Geral do Município, nos meios abaixo:

Link: http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao

Teleatendimento: 0800 281 0040 (Segunda a sexta das 08h às 17h)

E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br

Atendimento Presencial: Sede da Prefeitura do Recife (segunda a sexta 08h às 17h)

Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife / PE - CEP: 50030-903

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