Solicitar atendimento especializado para famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (PAEFI)
Categoria(s):
Cidadania
Grupo(s):
Ações Sociais
Órgão:
Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas
Público-alvo:
Cidadãos
Descrição
Apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos, a exemplo de agressão física ou violência sexual, exceto situação que envolve denúncia. Podem utilizar o serviço qualquer pessoa de qualquer faixa etária. Estas, devem ser encaminhadas aos canais de ouvidoria ou Disque 100.
Passo a Passo
- Presencialmente, por meio de atendimentos individuais através de plantões sociais e atendimentos presenciais agendados, diante da necessidade (para casos já em acompanhamento);
- Escuta, avaliação técnica e encaminhamentos para a rede de serviços locais;
- Informações para recebimento de auxílio emergencial, acolhimento institucional, situações de ameaça de morte, saúde e demais articulações envolvidas nas pactuações do Plano de Acompanhamento Familiar;
- Recebimento de encaminhamentos com relato da situação por qualquer órgão do sistema de garantia de direitos, políticas setoriais e organizações sociais.
Requisitos para Acessar o Serviço
Requisitos:
- Residir ou estar em situação de violação de direitos na cidade do Recife.
Forma de Prestação de Serviço
Presencial
Local: CREAS Afogados Endereço: RUA VINTE E UM DE ABRIL , 1092 , AFOGADOS , Recife - PE Local: CREAS Ana Vasconcelos Endereço: RUA DOM MANOEL PEREIRA , 75 , PRÓX. A UNICAP , SANTO AMARO , Recife - PE Local: CREAS Miguel Otávio Endereço: RUA MARIO GOMES DE MATTOS , 193 , PINA , Recife - PE Local: CREAS Educador Social Renato Ribeiro Endereço: EST DE BELEM , 713 , CAMPO GRANDE , Recife - PE Local: CREAS Espinheiro Endereço: RUA QUARENTA E OITO , 693 , ESPINHEIRO , Recife - PE Local: CREAS Cordeiro Endereço: RUA ODETE MONTEIRO , CORDEIRO , Recife - PE
Prioridades de Atendimento
Para todas as pessoas que chegam ao CREAS, é assegurada escuta técnica qualificada. Os casos a serem acompanhados terão prioridade pela gravidade da situação apresentada, em especial sendo o público da primeira infância, com direitos violados e em situação de rua.
Mecanismos de Consulta, por Parte dos Usuários, Acerca do Andamento do Serviço Solicitado e de Eventual Manifestação
As informações relativas ao atendimento/acompanhamento devem ser buscadas junto à equipe, presencialmente, por telefone ou correio eletrônico.
Locais e Formas para o Usuário Apresentar Eventual Manifestação sobre a Prestação do Serviço
Para manifestações relacionadas aos serviços disponibilizados pela Prefeitura da Cidade do Recife, o canal adequado é a Ouvidoria Geral do Município, nos meios abaixo:
- Link: http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/registre-sua-manifestacao
- Teleatendimento: 0800 281 0040 (Segunda a sexta das 08h às 17h)
- E-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br
- Atendimento Presencial: Sede da Prefeitura do Recife (segunda a sexta 08h às 17h)
- Correspondência: Av. Cais do Apolo, 925, Térreo, Bairro do Recife, Recife / PE - CEP: 50030-903