Serviços

O serviço de acolhimento para adolescentes de 12 a 18 anos incompletos em situação de rua, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos. É uma medida temporária, a fim de retorno ao convívio familiar ou comunitário.

O serviço de acolhimento para crianças de 18 anos incompletos vítimas de violência doméstica consiste no acolhimento provisório (medida de proteção) para crianças e adolescentes que precisem ser afastados temporariamente de sua família de origem por ocasião da violência. O acolhimento institucional é uma das medidas de proteção previstas no artigo 101, inciso VII, da Lei Federal nº 8069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aplicáveis a crianças e adolescentes sempre que, conforme artigo 98 da mesma lei, seus direitos forem ameaçados ou violados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável ou em razão de sua conduta. O acolhimento institucional é medida provisória e excepcional, utilizável como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando em privação de liberdade.

Realização de atendimento ao adolescente ou jovem, com foco no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de adolescentes, e ações de promoção de saúde, prevenção de doenças, e cuidado para adolescentes e jovens, considerando as especificidades dessas faixas etárias.

Dentro da estrutura do Desenvolve Recife Sul, o cidadão e cidadã recifense encontrará o Espaço Tecnológico de Multiuso, um coworking onde pequenos empreendedores e a população em geral poderão participar de aulas de internet e agendar reuniões de trabalho. Equipado com computadores, internet, mesas e projetores, o local servirá como um ambiente acolhedor para novas ideias e oportunidades de negócios.

Passeio a pé com imersão na cultura, geografia, pessoas e características dos bairros da cidade. Esta edição passeia por Casa Amarela com suas praças, movimentos sociais, mercado, feira, ruas e personagens.

O Programa Identidade Jovem - ID JOVEM é uma carteira das jovens que possibilita os benefícios de meia entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, bem como a garantia de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537, de 5 de outubro de 2015. Este benefício se estende aos jovens brasileiros de baixa renda que possuem entre 15 e 29 anos, com renda familiar total de até 2 períodos mínimos, transferindo o fortalecimento dos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013.

O Karaokê do Conecta Recife é forma divertida e lúdica de divulgar os projeto e serviços disponíveis na plataforma Conecta Recife, através de parodias de musicas populares.

A Sala de Podcast Recife Amostrado é uma iniciativa inovadora que vai destacar histórias inspiradoras de empreendedores locais, produzindo conteúdo de qualidade e promovendo o networking entre empresários. Este podcast é uma das primeiras iniciativas do gênero por uma gestão municipal no Brasil, com o objetivo de dar visibilidade e compartilhar as melhores práticas de empreendedorismo. O Recife Amostrado tem um canal próprio no YouTube para dar visibilidade aos podcasts gravados e fora isso, você receberá cortes para divulgar em suas redes sociais.

A vacina da dengue é uma solução injetável composta por diferentes sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue (atenuada).

O CAPS infantojuvenil oferta atendimento em saúde mental para crianças e adolescentes que necessitam de suporte, incluindo aqueles em situações de crise no território. Esse serviço é destinado ao público infantojuvenil que enfrenta transtornos mentais graves e/ou problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas. A crise é algo subjetivo e está diretamente ligada à fase de desenvolvimento, às experiências individuais e ao ambiente social da criança ou do adolescente. Nessa etapa da vida, desafios que podem ser escolar, familiar, amizades, ou até a pressão para corresponder a expectativas são normais, mas quando insuportáveis podem ser indicativos de uma crise. O impacto dessas situações é intensificado pela forma ainda em construção de lidar com as emoções e os problemas. Alguns sintomas relacionados a crise na criança e/ou adolescente que devem se manifestar de maneira intensa, persistente e que devem ocasionar prejuizos sociais, emocionais, funcionais e/ou econômicos: - Sinais e sintomas Emocionais: Sensação intensa e persistente de tristeza e ansiedade (com ou sem causas específicas claras), diminuição de prazer em atividades consideradas outrora prazerosas, pensamentos associados automutilação e suicidio e fobias gerais e/ou específicas. -Sinais e sintomas Emocionais: alterações no sono, tensão muscular, ou alteração de apetite, que variam conforme a intensidade do impacto; -Sinais e sintomas Emocionais: pensamentos confusos; dificuldade de tomar decisões, ou preocupação excessiva influenciados pelo contexto e pela história de vida; Dificuldades relacionadas ao aprendizado, comunicação e interação social. -Sinais e sintomas Emocionais: isolamento, impulsividade, labilidade emocional, isolamento social, consumo de substancias lícitas e/ou ilicitas entre outros. No CAPSi o processo inicia com o acolhimento e escuta integral, que deve ser realizada de maneira atenta e cuidadosa a criança e/ou o adolescente e seus familiares.

Cartão VEM para quem tem 65 anos ou mais. Com ele os idosos podem acessar gratuitamente os ônibus, passar pela catraca e escolher qualquer assento. E vale lembrar que todos os assentos dos ônibus são preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O beneficiário do cartão VEM Idoso não pode acumular outros cartões com benefícios tarifários (como o VEM Estudante, VEM Livre Acesso, VEM Passe Livre RMR, VEM Passe Livre PCR ou o VEM Rodoviário). Assim como todos os cartões com benefícios e gratuidades, o VEM Idoso é pessoal e intransferível e o uso por terceiros poderá implicar o bloqueio do cartão.

Mapa

Serviços

Portais/Programas