PCD - Serviços

Realização de consulta para pessoa com deficiência de forma individual, integral e humanizada para acompanhamento de acordo com a necessidade da pessoa.

Dentro da estrutura do Desenvolve Recife Sul, o cidadão e cidadã recifense encontrará o Espaço Tecnológico de Multiuso, um coworking onde pequenos empreendedores e a população em geral poderão participar de aulas de internet e agendar reuniões de trabalho. Equipado com computadores, internet, mesas e projetores, o local servirá como um ambiente acolhedor para novas ideias e oportunidades de negócios.

Agendamento do serviço de suporte assistencial de reabilitação física e intelectual para crianças e adultos.

Serviço de recuperação física, dos músculos e ossos, devido às limitações corporais causadas por doenças que levam a limitações do corpo.

Programa de reabilitação visual para crianças e adolescentes, como uma estratégia de garantia da inclusão social das pessoas com deficiência visual (baixa visão e cegueira) da secretaria de saúde em parceria com a secretaria de educação e o centro de reabilitação menina dos olhos da Fundação Altino Ventura (FAV).

O Plano Municipal da Pessoa com Deficiência do Recife tem como objetivo fortalecer a política municipal da pessoa com deficiência, ao tempo em que busca assegurar a transversalidade da atuação do governo municipal no atendimento à demanda da pessoa com deficiência, para a garantia dos direitos fundamentais e o exercício da cidadania, além de promover a equidade e o respeito à diversidade, que nortearão a criação de ações que assegurem o pleno gozo de todos os direitos das pessoas com deficiência que, em suma, são universais, indivisíveis e inter-relacionados.

Emissão de credencial para PCD, com restrição da locomoção, pessoas com mobilidade reduzida, temporária ou permanente e gestantes. Para que possam estacionar em locais especiais.

Para emitir o credenciamento de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que conforme a Lei Federal nº 12.764/2012 considera essa população como portadora de deficiência para todos os efeitos legais. um modelo exclusivo com o símbolo do autismo, um laço colorido. A credencial é uma autorização especial exclusiva para a população TEA, ou quem a transporta, para que possam estacionar em vagas reservadas em vias públicas e em estabelecimentos particulares.

Realização de matrícula em salas bilíngues regulares e moduladas destinadas aos estudantes com deficiência auditiva ou com a surdez associada a outras deficiências.

Solicitação de atendimento de orientação e mobilidade, aprendizagem de braile e de outras atitudes necessárias ao auxílio da vida diária autônoma do estudante da rede municipal de ensino do Recife que possua deficiência na visão.

Serviço da educação especial que atende os estudantes com deficiência no turno ou contraturno escolar, identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Acolhimento, orientação e acompanhamento, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), das famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos (exemplos: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, exceto situação que envolve denúncia).

O serviço consiste na intermediação junto ao Grande Recife Consórcio de Transportes para a aquisição do cartão de Livre Acesso para pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual e múltipla utilizarem gratuitamente o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/ RMR.

Todas as pessoas de baixa renda comprovada e com deficiência física, mental, auditiva, visual, doença renal crônica ou ostomia têm direito ao benefício nas viagens interestaduais de ônibus, barco ou trem. Para isso, a média da renda mensal deve ser de até um salário mínimo por pessoa da família. O Passe Livre Interestadual é a gratuidade no transporte coletivo interestadual de passageiros concedida à pessoa com deficiência comprovadamente carente, nos termos da Lei nº 8.899, de 29 de junho de 1994. Por meio desta solicitação, o público beneficiário poderá obter a credencial e garantir a gratuidade para o seu acompanhante. Também é possível a solicitação da 2ª via da credencial e a ativação e desativação de acompanhante no novo Sistema do Passe Livre. Nos casos em que há a necessidade de acompanhante para os deslocamentos do beneficiário, essa inclusão poderá ser feita a qualquer momento. Para isso, basta que o médico realize o registro da informação.

Solicitação de atividades complementares e suplementares que são realizadas em salas de recursos multifuncionais (SRM), ambientes dotados de equipamentos, tecnologia assistiva, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado.

Solicitação de disponibilização de transporte escolar inclusivo de estudantes com deficiência, mobilidade reduzida, ou Transtorno Global do Desenvolvimento de baixo funcionamento, no trajeto residência-escola e escola-residência,

Ícone Whatsapp da Prefeitura do Recife